Por admin em 25/out/2014

ABENFISIO e Editora Rede Unida



ABENFISIO e Editora Rede Unida lançam a primeira revista brasileira dedicada ao tema, durante XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e IV Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva, em Natal (RN)

Escrito por: Rafael Cavadas. Fonte: Rede Unida

CapaA Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) junto à Editora da Rede Unida lançaram, ontem (24/09), a primeira revista brasileira dedicada à Educação, Saúde e Fisioterapia. Disponível na versão eletrônica, a “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” visa oferecer a profissionais, docentes, estudantes e interessados no tema um espaço privilegiado para a troca de experiências, pesquisas, estudos, relatos e publicações. O lançamento ocorreu durante o 4º Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 1º Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e o 24º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, em Natal (RN).

Levar a produção de conhecimento, muitas vezes restrita ao mundo acadêmico, mas com relevante valor de uso para os profissionais de saúde e usuários, foi o que motivou a parceria da ABENFISIO com a Editora da Rede Unida. Assim, o conselho editorial da “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” se dedicou a criar um veículo de comunicação inovador, capaz de proporcionar a interlocução entre diversos saberes, alinhada às demandas da sociedade e com maior liberdade na forma de diálogo.

Além disso, a criação da revista surge para suprir a necessidade de debater questões relativas às mudanças ocorridas nas diretrizes curriculares dos cursos de fisioterapia (ocorridas em 2002); às dificuldades pedagógicas na Fisioterapia; à formação de fisioterapeutas com foco na saúde funcional dos indivíduos e coletividades; à formação articulada aos espaços onde se produz saúde e seus processos de trabalho; entre outros assuntos.

Em seu primeiro número, a “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” aborda temas importantes, tais como: as políticas públicas de saúde, interdisciplinariedade do cuidado, a formação e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, relatos de experiência sobre a inserção do profissional em modelos interdisciplinares, cuidado nas práticas corporais, e a educação interprofissional e práticas colaborativas.

A revista também apresenta pesquisas científicas sobre avaliação formativa na Atenção Primária; a percepção dos usuários sobre as ações profissionais desenvolvidas em ambientes domiciliares; e a visão das crianças sobre saúde e tabagismo, entre outras.

O número 01 da revista “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” é acompanhado de seu primeiro suplemento que apresenta os anais 4º Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 1º Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e o 24º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.

  • Fórum Nacional 2017

  • Eleição 2017

  • Fóruns Estaduais

  • Materiais de Apoio