Por Abenfisio admin em 28/set/2016

Carta Aberta sobre a Coordenação de Cursos de Graduação em Fisioterapia



Brasília, 15 de setembro de 2016.

CARTA ABERTA SOBRE A COORDENAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

                  A Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) em face de suas finalidades estatutárias destaca: prezar pelos interesses da Fisioterapia principalmente no que tange ao Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito da Graduação e Pós-Graduação, junto às Instituições de Ensino Superior, órgãos governamentais e a sociedade em geral; e propor e apoiar políticas que garantam a qualidade e a excelência do Ensino em Fisioterapia em todos seus níveis, sempre em acordo com a realidade nacional e necessidades sociais.

                  Diante disso, é imprescindível reiterar que a gestão do curso de graduação em Fisioterapia deve estar alinhada à estrutura organizacional da instituição, às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação e às políticas dos diferentes órgãos que regulamentam a Fisioterapia, o Ensino e a Saúde, consonante com os pressupostos documentais, atividades e vivências praticadas pela ABENFISIO.

                   Conforme publicado pela ABENFISIO em 2012, no Padrão de qualidade dos cursos de graduação em fisioterapia no contexto do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES):

                 “O cargo de coordenador do curso deve ser exercido por fisioterapeuta com titulação mínima de mestre e comprovada experiência profissional na área de fisioterapia (no mínimo 5 anos) e acadêmica (no mínimo 5 anos). Além disso, recomenda-se que tenha capacitação em Gestão Educacional e/ ou Educação, preferencialmente, antes de assumir o cargo. A carga horária destinada ao exercício da coordenação do curso deverá ser de no mínimo 20 horas por turno/campus”.

                   Reafirmamos, portanto, que esta entidade não reconhece qualquer prática ou encaminhamento que não esteja alinhado com o construído e deliberado pelos coletivos profissionais.

 

 

Coordenação Nacional da ABENFISIO

 

 

Elaborada e aprovada na Assembleia  do XXVI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, V Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva – CONAFISC e III Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia – 14 a 16 de setembro de 2016, em Brasília/DF

  • Fórum 2017

  • Certificados