Trabalhos

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A ABENFISIO convida a todos os atores envolvidos com a formação e desenvolvimento da Fisioterapia a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no cuidado, na formação profissional e nas áreas afins no XI Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e XXXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, que acontecerá na cidade de Salvador entre os dias 10 a 12 de setembro de 2025.

A Comissão Científica apresenta os critérios para envio e aceite dos trabalhos científicos a serem selecionados para a apresentação no evento:

  1. DO PRAZO DE INSCRIÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ACEITE

1.1.  Para envio de trabalhos é necessário um dos autores estar previamente inscrito no congresso. Somente serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por inscrição, não havendo limite para coautor. A formatação dos trabalhos (resumo) e a apresentação devem estar de acordo com as normas do evento.

1.2.  Data limite para envio dos trabalhos: 01/08/2025. Informamos, ainda, que não haverá prorrogação da data para a submissão de trabalhos.

1.3.  Data de divulgação dos resultados: a seleção dos trabalhos enviados será divulgada pela Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos até 15/08/2025.

1.4.  E-mail para contato: abenfisioregionalba@gmail.com

1.5.  A submissão dos trabalhos será feita exclusivamente através da área restrita do site do evento.

1.6.  Na submissão do resumo, é necessário identificar a área temática (Item 5) na qual o trabalho será inserido.

  1. DO ACEITE PARA SELEÇÃO

2.1.  No ato do envio do trabalho o autor apresentador deverá estar inscrito no evento. O pagamento da inscrição poderá ser realizado posterior a submissão do trabalho. 

2.2.  Os trabalhos enviados devem ser inseridos com as seguintes informações: título, autor(es), instituição(ões), endereço eletrônico para contato e resumo estruturado.

2.3.  Não deverá ser informada a titulação do(s) autor(es).

2.4.  O envio do resumo representa o compromisso definitivo de um dos autores em apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

2.5.  Será considerado como autor principal aquele participante que realize a submissão do(s) trabalho(s) no sistema.

2.6.  Caso o apresentador do trabalho aprovado não seja o autor principal, a comissão científica não se responsabilizará por eventual conflito de horários no momento da apresentação.

2.7.  Os autores autorizam a Comissão Cientifica e Organizadora do evento a publicar e/ou divulgar o resumo e a apresentação com a finalidade da socialização da produção científica apresentada, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

2.8.  A Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos fará a apreciação dos trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas estabelecidas.

2.9.  Os resumos que não atenderem às regras de formatação (estruturação do texto e quantidade de caracteres) serão automaticamente reprovados.

2.10.  A apresentação dos trabalhos será nas modalidades comunicação oral e poster, com data e horário previamente determinados pela Comissão.

2.11. O resultado da avaliação da Comissão de Seleção de Trabalhos estará disponível na área restrita do autor responsável no site, e também através de lista divulgada no site do evento.

2.12.  A apresentação e a publicação dos resumos selecionados estarão condicionadas ao pagamento da taxa de inscrição até a data limite de 02/09/2025.

  1. DAS REGRAS PARA ENVIO

3.1. Os resumos serão inseridos em duas grandes categorias: TRABALHO DE PESQUISA ou RELATO DE EXPERIÊNCIA.

3.2.  Em ambas as categorias indicar inicialmente o título do trabalho, seguido dos autores (separados por ponto e vírgula), nome da instituição por extenso, e endereço eletrônico.

3.3.  Os nomes dos autores deverão ser inseridos identificando primeiramente o nome, e em seguida o sobrenome, sendo a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas, sem abreviação, (ex: Marcelo Silva Araújo). Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula (ex. Marcelo Silva Araújo; Fernanda Peterle Mazotti).

3.4. Os resumos deverão conter no máximo 8 (oito) autores.

3.5.  Indicar a(s) instituição(ões) de origem onde o trabalho foi realizado. As palavras deverão ser escritas com a letra inicial maiúscula e as demais em minúsculas, seguido pela sigla da instituição, (ex. Universidade Federal do Amazonas – UFAM).

3.6.  Título – descrito em letras maiúsculas (CAIXA ALTA).

3.7. Os resumos inseridos na categoria “TRABALHO DE PESQUISA” deverão conter os seguintes elementos estruturais: Introdução/ Objetivos/ Métodos/ Resultados/ Conclusão.

3.7.1. Introdução: deverá conter uma visão geral do trabalho, contendo o material teórico que dê subsídios ao mesmo, com justificativa lógica e baseada na literatura.

3.7.2. Objetivos: devem expor claramente a finalidade do trabalho.

3.7.3. Métodos: deverá ser apresentada de forma clara e concisa os procedimentos de coleta e análise dos dados.

3.7.4. Resultados: apresentação dos dados obtidos com o estudo.

3.7.5. Conclusão: confirma ou refuta os objetivos do trabalho.

3.8.  Para os resumos inseridos na categoria “RELATOS DE EXPERIÊNCIAS”, utilizar os seguintes elementos estruturais: Introdução/ Descrição da experiência/ Impactos/ Considerações finais.

3.8.1. Introdução: deverá conter uma visão geral do trabalho, contendo o material teórico que dê subsídios ao mesmo, com justificativa lógica e baseada na literatura.

3.8.2. Descrição da experiência: devem expor claramente a experiência do trabalho.

3.8.3. Impactos: Relatar os impactos da experiência na realidade do autor.

3.8.4. Considerações finais: colocar claramente suas considerações a respeito da experiência vivida.

3.9.  Os resumos devem conter um mínimo de 250 e máximo de 500 palavras (não contar as divisões de sessão – introdução; métodos).

3.10.  Não serão aceitos resumos que apresentem quaisquer informações capazes de identificar seus autores, assim como é vedada a indicação de titulação ou cargo dos autores no trabalho enviado.

3.11.  Nos resumos enviados, NÃO devem ser incluídos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GRÁFICOS, FIGURAS ou qualquer outro recurso visual.

3.12.  O não cumprimento das normas estabelecidas, assim como a presença de erros de digitação, linguagem ou gramática serão motivo para a NÃO ACEITAÇÃO do trabalho por parte da Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos.

3.13.  Em caso de dúvidas sobre o envio de trabalhos, entre em contato conosco: abenfisioregionalba@gmail.com

  1. DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO

4.1. Os trabalhos aprovados no XXXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e XI Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia deverão ser apresentados nas modalidades comunicação oral ou pôster ( a modalidade será definida pela comissão científica).

4.2. Os trabalhos submetidos por participantes inscritos na modalidade de participação online, serão apresentados exclusivamente na modalidade comunicação oral.

4.3 Os resumos aceitos serão apresentados em horário pré-determinado pela Comissão Científica, a ser divulgado até o dia 05/09/2025.

4.3.1. A solicitação de troca autorizada exclusivamente por conflito de horário de apresentação, deverá ser solicitada exclusivamente pelo e-mail da comissão científica (abenfisioregionalba@gmail.com), até a data limite de 08/09/2025. 

4.4. Os trabalhos serão agrupados por temas, ordenando a disposição das apresentações em salas temáticas.

4.5. A revisão dos resumos submetidos é recomendada, como um exercício que possibilite o entendimento, oferecendo aos avaliadores e interessados uma reflexão acerca das experiências e pesquisas, articuladas com os temas do evento.

4.6. No tangente à apresentação:

4.6.1. Só será permitido como apresentador o autor que estiver inscrito no evento.

4.6.2. O (s) autor (es) devem estar no local de apresentação correspondente no momento designado para explanação do trabalho aos avaliadores e interessados.

4.6.3. O poster deverá seguir as seguintes especificações:

4.6.3.1. Dimensões: 90 cm de largura e 120 cm de altura.

4.6.3.2. Conter a logo do evento, da(s) instituição(ões) de afiliação dos autores e de instituições de fomento, quando houver.

4.6.3.3. Recomenda-se atenção na escolha da fonte e tamanho, para que seja possível a adequada leitura do conteúdo.

4.6.3.4. O título deve estar centralizado em fonte maior que o texto; abaixo (deixando uma linha de espaço, aproximadamente) deverá conter o nome dos autores, sublinhando o nome do apresentador. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula. Deverão ser citadas as respectivas instituições de origem dos autores, e os dados para contato eletrônico.

4.6.4. A comissão disponibilizará suporte para a disposição dos banners, mas todo material necessário para fixação é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

4.6.5 A comunicação oral será realizada em salas previamente informadas, os autores responsáveis pela apresentação deverão enviar a apresentação por e-mail impreterivelmente até o dia 05/09/2025 para o email: abenfisioregionalba@gmail.com

4.6.6 Os apresentadores terão 8 minutos para apresentar o trabalho e mais cinco minutos de arguição por parte da banca. Somente será aceita a apresentação de um autor por trabalho.

4.6.7 A apresentação deverá ser feita no formato PowerPoint em modelo disponibilizado pela comissão científica.

4.6.8 Pesquisas envolvendo seres humanos ou experimentação animal devem ser previamente aprovadas pelos Comitês de Ética e Pesquisa das instituições a que estiverem vinculadas.

O conteúdo dos trabalhos é responsabilidade exclusiva dos autores.

  1. EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1 – Atenção integral a Saúde

1.1.  Atenção à saúde da criança e adolescente

1.2.  Atenção à saúde da mulher

1.3.  Atenção à saúde do trabalhador

1.4.  Atenção à saúde do idoso

1.5.  O trabalho em equipe na produção do cuidado

1.6.  Experiências na Atenção Secundária e Terciária

1.7.  Experiências na Atenção Primária

1.8.  Outros

Eixo 2 – Formação e Educação Permanente

2.1. Metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde

2.2. Interação ensino / serviço / comunidade

2.3. Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos da graduação

2.4. Práticas inovadoras na formação para o SUS

2.5. Políticas de Educação e Saúde: PET Saúde, Pró-Saúde, etc.

2.6. Residência multiprofissional

2.7. Outros

Eixo 3 – Gestão

3.1. Gestão em Serviços Públicos

3.2. Gestão em Serviços Privados

3.3. Outros

Eixo 4 – Participação e Controle Social

4.1. Controle Social

4.2. Articulação serviço e comunidade

4.3. Experiência de Controle Social e de Gestão

4.4. Outros

  1. PRAZOS IMPORTANTES
AtividadePrazo Limite
Envio de trabalhos01/08/2025
Divulgação dos trabalhos selecionados15/08/2025
Pagamento da inscrição para autores02/09/2025
Divulgação dos horários de apresentação05/09/2025