NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
A ABENFISIO convida a todos os atores envolvidos com a formação e desenvolvimento da Fisioterapia a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no cuidado, na formação profissional e nas áreas afins no XXXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, VIII Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e IX Encontro Nacional de Acadêmicos de Fisioterapia que acontecerão na cidade de São Paulo entre os dias 25 e 28 de outubro de 2023.
A Comissão Científica apresenta os critérios para envio e aceite dos trabalhos científicos a serem selecionados para a apresentação no evento:
- DO PRAZO DE INSCRIÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ACEITE
1.1. Para envio de trabalhos é necessário um dos autores estar previamente inscrito no congresso. Somente serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por inscrição, não havendo limite para coautor. A formatação dos trabalhos (resumo) e a apresentação devem estar de acordo com as normas do evento.
1.2. Data limite para envio dos trabalhos: 25/09/2023. Informamos, ainda, que em razão dos trâmites de publicação dos anais do evento, não será possível a prorrogação da data para a submissão de trabalhos.
1.3. Data de divulgação dos resultados: a seleção dos trabalhos enviados será divulgada pela Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos até 30/09/2023.
1.4. E-mail para contato: comissaocientifica.abenfisio@gmail.com
1.5. A submissão dos trabalhos será feita exclusivamente através da área restrita do site.
1.6. Na submissão do resumo, é necessário identificar a área temática (Item 5) na qual o trabalho será inserido.
- DO ACEITE PARA SELEÇÃO
2.1. No ato do envio do trabalho o autor apresentador deverá estar inscrito no evento. O pagamento da inscrição poderá ser realizada posterior a submissão do trabalho.
2.2. Os trabalhos enviados devem ser inseridos com as seguintes informações: título, autor(es), instituição(ões), endereço eletrônico para contato e resumo estruturado.
2.3. Não deverá ser informada a titulação do(s) autor(es).
2.4. O envio do resumo representa o compromisso definitivo de um dos autores em apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
2.5. Será considerado como autor principal aquele participante que realize a submissão do(s) trabalho(s) no sistema.
2.6. Caso o apresentador do trabalho aprovado não seja o autor principal, a comissão científica não se responsabilizará por eventual conflito de horários no momento da apresentação.
2.7. Os autores autorizam a Comissão Cientifica e Organizadora do evento a publicar e/ou divulgar o resumo e a apresentação com a finalidade da socialização da produção científica apresentada, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
2.8. A Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos fará a apreciação dos trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas estabelecidas.
2.9. Os resumos que não atenderem às regras de formatação (estruturação do texto e quantidade de caracteres) serão automaticamente reprovados.
2.10. A apresentação dos trabalhos será na modalidade comunicação oral, com data e horário previamente determinados pela Comissão.
2.11. O resultado da avaliação da Comissão de Seleção de Trabalhos estará disponível na área restrita do autor responsável no site, e também através de lista divulgada no site do evento.
2.12. A apresentação e a publicação dos resumos selecionados estarão condicionadas ao pagamento da taxa de inscrição até a data limite de 05/10/2023.
- DAS REGRAS PARA ENVIO
3.1. Os resumos serão inseridos em duas grandes categorias: TRABALHO DE PESQUISA ou RELATO DE EXPERIÊNCIA.
3.2. Em ambas as categorias indicar inicialmente o título do trabalho, seguido dos autores (separados por ponto e vírgula), nome da instituição por extenso, e endereço eletrônico.
3.3. Os nomes dos autores deverão ser inseridos identificando primeiramente o nome, e em seguida o sobrenome, sendo a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas, sem abreviação, (ex: Marcelo Silva Araújo). Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula (ex. Marcelo Silva Araújo; Fernanda Peterle Mazotti).
3.4. Os resumos deverão conter no máximo 8 (oito) autores.
3.5. Indicar a(s) instituição(ões) de origem onde o trabalho foi realizado. As palavras deverão ser escritas com a letra inicial maiúscula e as demais em minúsculas, seguido pela sigla da instituição, (ex. Universidade Federal do Amazonas – UFAM).
3.6. Título – descrito em letras maiúsculas (CAIXA ALTA).
3.7. Os resumos inseridos na categoria “TRABALHO DE PESQUISA” deverão conter os seguintes elementos estruturais: Introdução/ Objetivos/ Métodos/ Resultados/ Conclusão.
3.7.1. Introdução: deverá conter uma visão geral do trabalho, contendo o material teórico que dê subsídios ao mesmo, com justificativa lógica e baseada na literatura.
3.7.2. Objetivos: devem expor claramente a finalidade do trabalho.
3.7.3. Métodos: deverá ser apresentada de forma clara e concisa os procedimentos de coleta e análise dos dados.
3.7.4. Resultados: apresentação dos dados obtidos com o estudo.
3.7.5. Conclusão: confirma ou refuta os objetivos do trabalho.
3.8. Para os resumos inseridos na categoria “RELATOS DE EXPERIÊNCIAS”, utilizar os seguintes elementos estruturais: Introdução/ Descrição da experiência/ Impactos/ Considerações finais.
3.8.1. Introdução: deverá conter uma visão geral do trabalho, contendo o material teórico que dê subsídios ao mesmo, com justificativa lógica e baseada na literatura.
3.8.2. Descrição da experiência: devem expor claramente a experiência do trabalho.
3.8.3. Impactos: Relatar os impactos da experiência na realidade do autor.
3.8.4. Considerações finais: colocar claramente suas considerações a respeito da experiência vivida.
3.9. Os resumos devem conter um mínimo de 250 e máximo de 500 palavras (não contar as divisões de sessão – introdução; métodos).
3.10. Não serão aceitos resumos que apresentem quaisquer informações capazes de identificar seus autores, assim como é vedada a indicação de titulação ou cargo dos autores no trabalho enviado.
3.11. Nos resumos enviados, NÃO devem ser incluídos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GRÁFICOS, FIGURAS ou qualquer outro recurso visual.
3.12. O não cumprimento das normas estabelecidas, assim como a presença de erros de digitação, linguagem ou gramática serão motivo para a NÃO ACEITAÇÃO do trabalho por parte da Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos.
3.13. Em caso de dúvidas sobre o envio de trabalhos, entre em contato conosco: comissaocientifica.abenfisio@gmail.com
- DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO
4.1. Os trabalhos aprovados no XXXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e IX Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia deverão ser apresentados exclusivamente na modalidade explanação oral.
4.2. Os resumos aceitos serão apresentados em horário pré-determinado pela Comissão Científica, a ser divulgado até o dia 15/10/2023.
4.2.1. A solicitação de troca autorizada exclusivamente por conflito de horário de apresentação, deverá ser solicitada exclusivamente pelo e-mail da comissão científica (comissaocientifica.abenfisio@gmail.com), até a data limite de 18/10/2023.
4.3. Os trabalhos serão agrupados por temas, ordenando a disposição das apresentações em salas temáticas.
4.4. A revisão dos resumos submetidos é recomendada, como um exercício que possibilite o entendimento, oferecendo aos avaliadores e interessados uma reflexão acerca das experiências e pesquisas, articuladas com os temas do evento.
4.5. No tangente à apresentação:
4.5.1. Só será permitido como apresentador o autor que estiver inscrito no evento.
4.5.2. O (s) autor (es) devem estar na sala de apresentação correspondente no momento designado para explanação do trabalho aos avaliadores e interessados.
4.5.3. O banner deverá seguir as seguintes especificações:
4.5.3.1. Dimensões: 90 cm de largura e 120 cm de altura.
4.5.3.2. Conter a logo do evento, da(s) instituição(ões) de afiliação dos autores e de instituições de fomento, quando houver.
4.5.3.3. Recomenda-se atenção na escolha da fonte e tamanho, para que seja possível a adequada leitura do conteúdo. Recomenda-se fonte mínima de 28pt.
4.5.3.4. O título deve estar centralizado em fonte maior que o texto; abaixo (deixando uma linha de espaço, aproximadamente) deverá conter o nome dos autores, sublinhando o nome do apresentador. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula. Deverão ser citadas as respectivas instituições de origem dos autores, e os dados para contato eletrônico.
4.5.4. A comissão disponibilizará suporte para a disposição dos banners, mas todo material necessário para fixação é de inteira respsnsabilidade do(s) autor(es).
- EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1 – Atenção integral a Saúde
1.1. Atenção à saúde da criança e adolescente
1.2. Atenção à saúde da mulher
1.3. Atenção à saúde do trabalhador
1.4. Atenção à saúde do idoso
1.5. O trabalho em equipe na produção do cuidado
1.6. Experiências na Atenção Secundária e Terciária
1.7. Experiências na Atenção Primária
1.8. Outros
Eixo 2 – Formação e Educação Permanente
2.1. Metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde
2.2. Interação ensino / serviço / comunidade
2.3. Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos da graduação
2.4. Práticas inovadoras na formação para o SUS
2.5. Políticas de Educação e Saúde: PET Saúde, Pró-Saúde, etc.
2.6. Residência multiprofissional
2.7. Outros
Eixo 3 – Gestão
3.1. Gestão em Serviços Públicos
3.2. Gestão em Serviços Privados
3.3. Outros
Eixo 4 – Participação e Controle Social
4.1. Controle Social
4.2. Articulação serviço e comunidade
4.3. Experiência de Controle Social e de Gestão
4.4. Outros
- PRAZOS IMPORTANTES
Atividade | Prazo Limite |
Envio de trabalhos | 25/09/2023 |
Divulgação dos trabalhos selecionados | 30/09/2023 |
Pagamento da inscrição para autores | 05/10/2023 |
Divulgação dos horários de apresentação | 15/10/2023 |