Trabalhos

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A ABENFISIO convida a todos os atores envolvidos com a formação e desenvolvimento da Fisioterapia a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no cuidado, na formação profissional e nas áreas afins no XXX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, VII Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e VII Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva que acontecerão de forma digital (on-line), entre os dias 25 a 27 de novembro de 2021.

A Comissão Científica apresenta os critérios para envio e aceite dos trabalhos científicos a serem selecionados para a apresentação no evento:

  1. DO PRAZO DE INSCRIÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ACEITE

1.1.  Para envio de trabalhos é necessário um dos autores estar previamente inscrito no congresso. Somente serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por inscrição, não havendo limite para coautor. A formatação dos trabalhos (resumo) e a apresentação devem estar de acordo com as normas do evento.

1.2.  Data limite para envio dos trabalhos: 10/10/2021.

1.2.1. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica a medida que forem sendo recebidos. Em razão do formato virtual do evento, serão aceitos para apresentação apenas os primeiros 180 (cento e oitenta) trabalhos enviados e aprovados pela comissão científica. Ao se atingir o total estabelecido neste edital, será suspenso o recebimento de novos trabalhos.

1.3.  Data de divulgação dos resultados: a seleção dos trabalhos enviados será divulgada pela Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos até 26/10/2021.

1.4.  E-mail para contato: comissaocientifica.abenfisio@gmail.com

1.5.  A submissão dos trabalhos será feita exclusivamente através da área restrita do site.

1.6.  Na submissão do resumo, é necessário identificar a área temática (Item 5) na qual o trabalho será inserido.

  1. DO ACEITE PARA SELEÇÃO

2.1.  No ato do envio do trabalho o autor apresentador deverá estar inscrito no evento.

2.2.  Os trabalhos enviados devem ser inseridos com as seguintes informações: título, autor(es), instituição(ões), endereço eletrônico para contato e resumo estruturado.

2.3.  Não deverá ser informada a titulação do(s) autor(es).

2.4.  O envio do resumo representa o compromisso definitivo de um dos autores em apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

2.5.  Será considerado como autor principal aquele participante que realize a submissão do(s) trabalho(s) no sistema.

2.6.  Caso o apresentador do trabalho aprovado não seja o autor principal, a comissão científica não se responsabilizará por eventual conflito de horários no momento da apresentação.

2.7.  Os autores autorizam a Comissão Cientifica e Organizadora do evento a publicar e/ou divulgar o resumo e a apresentação com a finalidade da socialização da produção científica apresentada, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

2.8.  A Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos fará a apreciação dos trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas estabelecidas.

2.9.  Os resumos que não atenderem às regras de formatação (estruturação do texto e quantidade de caracteres) serão automaticamente reprovados.

2.10.  A apresentação dos trabalhos será na modalidade apresentação de slides, com data e horário previamente determinados pela Comissão.

2.11.  O resultado da avaliação da Comissão de Seleção de Trabalhos estará disponível na área restrita do autor responsável no site, e também será realizada via e-mail.

2.12.  A apresentação e a publicação dos resumos selecionados estarão condicionadas ao pagamento da taxa de inscrição até a data limite de 30/10/2021.

  1. DAS REGRAS PARA ENVIO

3.1. Os resumos serão inseridos em duas grandes categorias: TRABALHO DE PESQUISA ou RELATO DE EXPERIÊNCIA.

3.2.  Em ambas as categorias indicar inicialmente o título do trabalho, seguido dos autores (separados por ponto e vírgula), nome da instituição por extenso, e endereço eletrônico.

3.3.  Os nomes dos autores deverão ser inseridos identificando primeiramente o nome, e em seguida o sobrenome, sendo a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas, sem abreviação, (ex: Marcelo Silva Araújo). Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula (ex. Marcelo Silva Araújo; Fernanda Peterle Mazotti).

3.4. Os resumos deverão conter no máximo 8 (oito) autores.

3.5.  Indicar a(s) instituição(ões) de origem onde o trabalho foi realizado. As palavras deverão ser escritas com a letra inicial maiúscula e as demais em minúsculas, seguido pela sigla da instituição, (ex. Universidade Federal do Amazonas – UFAM).

3.6.  Título – descrito em letras maiúsculas (CAIXA ALTA).

3.7. Os resumos inseridos na categoria “TRABALHO DE PESQUISA” deverão conter os seguintes elementos estruturais: Introdução/ Objetivos/ Métodos/ Resultados/ Conclusão.

3.7.1. Introdução: deverá conter uma visão geral do trabalho, contendo o material teórico que dê subsídios ao mesmo, com justificativa lógica e baseada na literatura.

3.7.2. Objetivos: devem expor claramente a finalidade do trabalho.

3.7.3. Métodos: deverá ser apresentada de forma clara e concisa os procedimentos de coleta e análise dos dados.

3.7.4. Resultados: apresentação dos dados obtidos com o estudo.

3.7.5. Conclusão: confirma ou refuta os objetivos do trabalho.

3.8.  Para os resumos inseridos na categoria “RELATOS DE EXPERIÊNCIAS”, utilizar os seguintes elementos estruturais: Introdução/ Descrição da experiência/ Impactos/ Considerações finais.

3.8.1. Introdução: deverá conter uma visão geral do trabalho, contendo o material teórico que dê subsídios ao mesmo, com justificativa lógica e baseada na literatura.

3.8.2. Descrição da experiência: devem expor claramente a experiência do trabalho.

3.8.3. Impactos: Relatar os impactos da experiência na realidade do autor.

3.8.4. Considerações finais: colocar claramente suas considerações a respeito da experiência vivida.

3.9.  Os resumos devem conter um mínimo de 250 e máximo de 500 palavras (não contar as divisões de sessão – introdução; métodos).

3.10.  Não serão aceitos resumos que apresentem quaisquer informações capazes de identificar seus autores, assim como é vedada a indicação de titulação ou cargo dos autores no trabalho enviado.

3.11.  Nos resumos enviados, NÃO devem ser incluídos REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GRÁFICOS, FIGURAS ou qualquer outro recurso visual.

3.12.  O não cumprimento das normas estabelecidas, assim como a presença de erros de digitação, linguagem ou gramática serão motivo para a NÃO ACEITAÇÃO do trabalho por parte da Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos.

3.13.  Em caso de dúvidas sobre o envio de trabalhos, entre em contato conosco: comissaocientifica.abenfisio@gmail.com

  1. DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO

4.1. Os trabalhos aprovados no XXX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, VII Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e VII Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva deverão ser apresentados exclusivamente na modalidade apresentação com uso de slides.

4.2. Os resumos aceitos serão apresentados em horário pré-determinado pela Comissão Científica, a ser divulgado até o dia 20/11/2021.

4.2.1. A troca, mediante a solicitação do autor, será realizada apenas dentro das possibilidades de horário e respeito aos temas elencados.

4.2.2. Trocas de dia ou horário de apresentação não serão realizadas nos dias do evento ou que o antecedem.

4.3. Os trabalhos serão agrupados por temas, ordenando a disposição das apresentações em salas temáticas.

4.4. A revisão dos resumos submetidos é recomendada, como um exercício que possibilite o entendimento, oferecendo aos avaliadores e interessados uma reflexão acerca das experiências e pesquisas, articuladas com os temas do evento.

4.5. No tangente à apresentação:

4.5.1. Só será permitido como apresentador o autor que estiver inscrito no evento.

4.5.2. O (s) autor (es) devem estar na sala de apresentação correspondente no momento designado para explanação do trabalho aos avaliadores e interessados.

4.5.3. A apresentação deverá seguir as seguintes especificações:

4.5.3.1. Construída em 3 slides de power point. O primeiro slide deve conter o título do trabalho e dados da(s) instituição(ões) e autor(es). O segundo e terceiro slides os pontos relevantes do trabalho.

4.5.3.2. Conter a logo do evento, da(s) instituição(ões) de afiliação dos autores e de instituições de fomento, quando houver.

4.5.3.3. Recomenda-se atenção na escolha da fonte e tamanho, para que seja possível a adequada leitura do conteúdo.

4.5.3.4. O título deve estar centralizado em fonte maior que o texto; abaixo (deixando uma linha de espaço, aproximadamente) deverá conter o nome dos autores, sublinhando o nome do apresentador. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula. Deverão ser citadas as respectivas instituições de origem dos autores, e os dados para contato eletrônico.

4.5.4. As apresentações de power point deverão ser enviadas previamente no prazo solicitado 10/11/2021 para o e-mail da comissão científica: comissaocientifica.abenfisio@gmail.com

4.5.5. A projeção da apresentação será realizada pelo moderador da sala temática. O autor terá até 3 minutos para a explanação do trabalho.

  1. EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1 – Atenção integral a Saúde

1.1.  Atenção à saúde da criança e adolescente

1.2.  Atenção à saúde da mulher

1.3.  Atenção à saúde do trabalhador

1.4.  Atenção à saúde do idoso

1.5.  O trabalho em equipe na produção do cuidado

1.6.  Experiências na Atenção Secundária e Terciária

1.7.  Experiências na Atenção Primária

1.8.  Outros

Eixo 2 – Formação e Educação Permanente

2.1. Metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde

2.2. Interação ensino / serviço / comunidade

2.3. Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos da graduação

2.4. Práticas inovadoras na formação para o SUS

2.5. Políticas de Educação e Saúde: PET Saúde, Pró-Saúde, etc.

2.6. Residência multiprofissional

2.7. Outros

Eixo 3 – Gestão

3.1. Gestão em Serviços Públicos

3.2. Gestão em Serviços Privados

3.3. Outros

Eixo 4 – Participação e Controle Social

4.1. Controle Social

4.2. Articulação serviço e comunidade

4.3. Experiência de Controle Social e de Gestão

4.4. Outros

  1. PRAZOS IMPORTANTES
AtividadePrazo Limite
Envio de trabalhos10/10/2021
Divulgação dos trabalhos selecionados26/10/2021
Pagamento da inscrição para autores30/10/2021
Envio das apresentações10/11/2021
Divulgação das salas de apresentação20/11/2021
Explanação dos trabalhos26/11/2021